O primeiro passo para a meditação
- nithyanandabrasil
- 19 de out. de 2019
- 3 min de leitura

O primeiro passo para meditação é começar a prestar atenção à saúde física do seu corpo. Quando seu corpo está funcionando com saúde perfeita, ele lhe dá coragem e confiança para você executar o que quer que você pense.
Entenda, em um nível de base, seu corpo é um mecanismo puramente físico. Ele precisa de comida e descanso. Ele sente calor e frio. Ele adoece e se cura. Ele precisa de cuidados regularmente.
Naturalmente, ele será afetado por seus hábitos físicos: como você se alimenta, como você dorme, se exercita e descansa.
Ouça o seu corpo
Quando você não dá ao seu corpo os cuidados básicos que precisa, naturalmente você está convidando a doença. Eu sempre digo: todas as suas doenças são seus convidados! Você as convida por tratar com descuido de seu corpo.
Por exemplo, quando você come algo picante, seus olhos começam a lacrimejar; seu corpo começa a protestar "eu não posso lidar com isso!". Mas você ouve? Não! E você continua se queixando dos seus olhos lacrimejando.
Quando você assiste televisão até a meia-noite, todo o seu sistema está gritando, "eu preciso descansar!". Mas, como de costume, você ignora.
Então, no dia seguinte, você se queixa de se sentir cansado; Você fala como se fosse uma doença do corpo. Que fique muito claro: seu corpo está continuamente dando sinais, mas você não tem inteligência para entender esses sinais.
Por que comemos? A explicação mais simples seria para obter energia. Mas sua comida realmente o energiza? Depois de uma refeição, você se sente enérgico ou sonolento? A maioria de nós se sente sonolento. Porque a nossa escolha de alimentos é ruim, e porque continuamos a comer mesmo estando com nosso estômago já cheio. Por este motivo sentimos sono depois de comer.
Nós jogamos qualquer coisa em nosso estômago. Tratamos o nosso estômago como uma lixeira. Não é surpresa não se sentir enérgico depois de comer!
Convide Energia e não Doença
Quando você come excessivamente e não se exercita o suficiente - você fica letárgico. Um corpo letárgico é completamente impróprio para a meditação. Não somente isso, as doenças atacam o corpo facilmente quando seus níveis de energia são baixos. Se exercitar pode ajudá-lo a se expandir. Quando você se exercita, cada célula do seu corpo se expande. Seus pulmões são preenchidos com oxigênio e as impurezas são jogadas para fora junto com o dióxido de carbono que é expelido.
Em nosso estilo de vida, não temos tempo para exercício ou descanso. O que chamamos de descanso não é algo tranquilo.
Quem de nós acorda sentindo-se refrescado e alegre? Se você descansou corretamente, você vai dançando de seu quarto ao banheiro todas as manhãs! Em vez disso, quando o alarme dispara de manhã, o que você faz? Desliga e volta a dormir.
O sono verdadeiro é quando o corpo está totalmente em repouso; quando todo seu estresse foi liberado; quando seu corpo pode cuidar de todos os trabalhos de reparação e manutenção. Quantas vezes ficamos em sono profundo, sem perturbações, sem sonhos? Muito raramente.
Que fique claro: só neste tipo de sono você realmente dormiu.
Você pode estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com a meditação? Há duas razões pelas quais estamos discutindo esse assunto.
A primeira coisa é, um corpo fisicamente apto ajuda você a entrar na meditação profunda. E em segundo lugar, praticar a meditação em si pode ajudá-lo a descansar e funcionar melhor.
Quando a qualidade do seu sono melhora, a qualidade e produtividade de suas horas de vigília aumenta naturalmente.







Comentários